Malcolm McLaren faria 78 anos hoje. Nascido no dia 22 de janeiro de 1946, Malcolm Robert Andrew McLaren foi o promotor e empresário dos Sex Pistols. Você confere as faixas do New York Dolls, Sex Pistols, Adam and the Ants, Bow Wow Wow e do Malcolm McLaren na FWR.
McLaren percebeu que um novo estilo de protesto seria necessário para os anos 1970, e em grande parte iniciou o movimento punk, para o qual ele lançava a moda por sua loja SEX, junto com sua namorada, Vivienne Westwood.
Após um período como assessor do New York Dolls, fornecendo-lhes roupas de palco e colaborando em turnês, McLaren administrou o Sex Pistols.
A questão de um registro polêmico, God Save the Queen, satirizando o Jubileu da Rainha em 1977, foi típica de suas táticas de choque.
McLaren foi abordado por Adam Ant para gerenciar o Adam and the Ants. Pouco depois, três integrantes da banda saíram para formar Bow Wow Wow sob a gestão da McLaren. Ele continuou a administrar Ant, além de aconselhar os Slits e Jimmy the Hoover.
Os integrantes do Bow Wow Wow também usaram roupas desenhadas por McLaren e Westwood, e ele envolveu a banda em polêmicas com a vocalista, que era menor de idade.
McLaren se apresentou como artista solo, inicialmente com foco no hip hop e world music e mais tarde diversificando para o funk e disco, a moda da dança "voguing" e fundindo opera com formas musicais eletrônicas contemporâneas.
Quando acusado de transformar a cultura popular em um truque de marketing barato, ele brincou que esperava que fosse verdade.
Seu primeiro álbum, Duck Rock, foi certificado de prata no Reino Unido e gerou 2 singles no top 10: Buffalo Gals e Double Dutch.
Ele foi diagnosticado com mesotelioma peritoneal em outubro de 2009, e morreu da doença em 8 de abril de 2010.