Em janeiro de 1982 era lançado Party Fears Two, single do álbum Sulk do The Associates. Você confere as faixas do The Associates na programação da FWR.
A canção foi escrita originalmente em 1979, em torno de um riff de piano, mas Alan Rankine e Billy Mackenzie inicialmente a rejeitaram. Rankine afirmou: "Era o fim do punk e era muito melodioso, muito bonito. Não era moderno naquela época". Em uma entrevista para a revista Smash Hits, Billy Mackenzie explicou a origem do título da música: "Meu irmãozinho estava em uma festa assistindo duas meninas que queriam entrar. Elas estavam quebrando janelas e tentando chutar a porta com seus saltos agulha, o que ele admirava, então ele as batizou de Party Fears Two e eu belisquei o título dele".
Como uma série de canções de Mackenzie, Party Fears Two deixa o cantor ansioso com as aparências e inseguro de si mesmo. Alan Rankine lembra que Mackenzie passou dois anos acertando a letra desta música.
O final da música apresenta o som de três xícaras sendo quebradas e Billy cuspindo sua goma de mascar.
A canção se tornou seu primeiro Top 20 e hit mais conhecido, alcançando a 9ª posição na UK Singles Chart, e também alcançando a posição 16 na Irlanda. A banda apresentou a música no programa de TV da BBC, Top of the Pops.