Em janeiro de 1981 chegava às lojas Vienna, single do álbum de mesmo nome do Ultravox. Você confere essa e outras faixas do Ultravox na programação da FWR.
O single passou 4 semanas consecutivas em segundo lugar no UK Singles Chart. Vienna foi classificado como o quinto single de maior sucesso do Reino Unido em 1981 e foi certificado com Ouro pela BPI por vendas superiores a 500.000 cópias. O single alcançou o primeiro lugar nas paradas Top 40 em muitos países europeus e ganhou Single of the Year no Brit Awards de 1981.
A música é considerada marcante no synthpop, que foi popularizado no início dos anos 1980 e foi apresentada no concerto Live Aid de 1985. Continua a ser a faixa mais conhecida do Ultravox, sendo seu lançamento de maior sucesso comercial.
A letra, que fala de um breve caso de amor na cidade de Viena, foi rapidamente escrita por Midge Ure. De acordo com Currie, Ure estava hesitante sobre o clima romântico excessivamente clássico da orquestração certa vez disse: "Isso não significa nada para mim", ao que o produtor Conny Plank respondeu: "Bem, cante isso então". Ure disse que tinha em mente apenas a frase "O sentimento se foi, isso não significa nada para mim - oh Vienna!" quando ele entrou no estúdio. Então ele escreveu a parte vocal enquanto o baixista Chris Cross começou a tocar algumas linhas de baixo com seu sintetizador.
Ure disse sobre a faixa: "Queríamos pegar a música e torná-la incrivelmente pomposa no meio, deixando-a bem esparsa antes e depois, mas terminando com um final clássico tipicamente exagerado".
O videoclipe, tido como um dos mais belos dos anos 80, foi dirigido por Russell Mulcahy. Foi o segundo vídeo do Ultravox, depois de Passing Strangers (também com Mulcahy), e o seu custo foi pago pela banda depois que Chrysalis se recusou a financiá-lo.