No dia 30 de janeiro de 1989 era lançado In Gorbachev We Trust, segundo álbum da banda escocesa The Shamen. Você confere as faixas do The Shamen na programação da FWR.
The Shamen começou como uma banda de rock bastante direta, lançando álbuns como Drop de 1987, que revelou as inclinações psicodélicas da banda. Quando o Shamen começou a se tornar uma máquina de fazer sucessos no Reino Unido no início dos anos 90, era uma banda completamente diferente. Não demorou muito para o Shamen deixar para trás o rock influenciado pelos anos 60 e abraçar a pista de dança.
Enquanto ainda incorporava os elementos psicodélicos, a banda começou a se apoiar mais fortemente nos sons atmosféricos sintetizados que eventualmente a ajudariam a alcançar o sucesso internacional.
A banda não abandonou totalmente o som "retrô" um tanto artificial, a influência dos anos 1960 também é evidente. A combinação incomum de guitarras psicodélicas giratórias com efeitos sonoros e a bateria sintetizada contundente é típica do som do álbum.
Na época do lançamento de Gorbachev em 1989, os integrantes principais do Shamen eram Colin Angus e Will Sinnott. Sinnott se afogou em 1990, depois, Angus empurrou a banda ainda mais para a pista de dança, adicionando o rapper Mr. C e várias vocalistas femininas.
Em Gorbachev, o Shamen parece um pouco inseguro quanto à nova direção, frequentemente parecendo um Jesus Jones menos amigo do rádio, mas o disco é obrigatório para os completistas. É interessante ouvir sua evolução do rock moderno, um tanto insípido, com influência dos anos 60, até o rock melódico e techno-dance. Os fãs do material posterior do Shamen podem achar o som de Gorbachev mais primitivo e um pouco difícil de aceitar. Mas toda banda tem que começar de algum lugar.