Sting - Englishman in New York - 1 de fevereiro de 1988
Álbuns / Singles
Publicado em 01/02/2024

No dia 1 de fevereiro de 1988 era lançado Englishman in New York, single do álbum Nothing Like the Sun do Sting. Você confere essa e outras faixas do Sting na FWR.

Branford Marsalis tocou saxofone soprano na faixa, enquanto a bateria foi tocada por Manu Katché e a percussão por Mino Cinélu.

O single foi lançado em fevereiro de 1988 como o terceiro do álbum, mas apenas alcançou a posição #51 no UK Singles Chart. Nos EUA, Englishman in New York alcançou a posição #84 na parada Billboard Hot 100 em abril de 1988 e alcançou a posição #32 na parada Billboard Mainstream Rock no mesmo mês. No entanto, o single teve maior êxito na Europa continental, tornando-se um sucesso em vários países, alcançando o Top 40 (e às vezes o Top 20) na França, Holanda, Espanha, Bélgica, etc. Englishman in New York foi também um hit Top 20 na Irlanda. Na África do Sul, atingiu o pico nº 9.

Em 1990, pouco antes do lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, The Soul Cages, a gravadora de Sting licenciou o DJ e produtor holandês Ben Liebrand para remixar a faixa e, posteriormente, o lançou como single. O remix brincou com a introdução e um pouco da instrumentação, mas a essência da música permaneceu a mesma. A nova versão foi um sucesso comercial, alcançando a posição 15 nas paradas do Reino Unido em meados de 1990.

Em 2010, Sting regravou a música em uma versão orquestral para seu álbum Symphonicities.

Sting escreveu a música sobre o famoso ícone excêntrico e gay Quentin Crisp, que é o "inglês" do título. A canção foi composta não muito depois de Crisp se mudar de Londres para um apartamento no Bowery em Manhattan. Sting o conheceu e Crisp comentou brincando com o músico "espero receber meus papéis de naturalização para que eu possa cometer um crime e não ser deportado".

 

Comentários