Em fevereiro de 1982 era lançado Pelican West, álbum de estreia da banda britânica Haircut One Hundred. Você confere as faixas de Haircut One Hundred na programação da FWR.
Se o Orange Juice é famoso por querer soar como uma combinação de Chic e Velvet Underground, o Haircut 100 deve ter desejado soar como uma combinação de Orange Juice e Chic.
Em seu primeiro e único álbum com o fundador da banda, Nick Heyward, Pelican West, o grupo exibiu todas as batidas agitadas, cantos de voz profunda e dotes pop do Orange Juice, enquanto adicionava mais funk e saxofone do que Edwyn Collins e companhia provavelmente já imaginou.
O Haircut 100 teve um sucesso maior do que a banda que eles claramente idolatravam, mas fica claro, mesmo por uma escuta em Pelican West, que o Haircut 100 era mais do que meros imitadores.
Love Plus One é aquele mega hit citado e merecia ser um clássico atemporal. Nick Heyward sabia como escrever refrões pop e a banda os preenche com uma sutileza brilhante. Existem irmãos dessa música espalhados pelo álbum com um toque refinado de som pop que inclina um pouco menos alegre e um pouco mais melancólico. A maior parte do álbum é de primeira classe dos sophistipop dos anos 80. O álbum inteiro é um pouco assim.
De seus trajes cafonas ao som mais leve que o ar, o Haircut 100 nunca seria perigoso ou sexy. O melhor que podiam esperar era escapismo, mas nunca diversão estúpida, e no Pelican West eles enterram suas flechas bem no meio do alvo.
O disco alcançou a posição Nº 2 na UK Albums Chart e Nº 31 na Billboard 200, e foi certificado como platina pela British Phonographic Industry. O álbum contou com três singles de sucesso: Love Plus One, Favorite Shirts (Boy Meets Girl) e Fantastic Day.
Pelican West foi incluído no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer.