No dia 6 de fevereiro de 1984 chegava às lojas Sparkle in the Rain, sexto álbum do Simple Minds. Você confere as faixas do Simple Minds na programação da FWR.
Em menos de quatro anos, o Simple Minds produziu e progrediu como poucas outras bandas. Eles lançaram seis álbuns, incluindo um par de clássicos post punk nervosos como os discos Real to Real Cacophony e Empires and Dance, bem como o pródigo triunfo do "new pop" New Gold Dream. Seu público se expandiu, e as datas de abertura para nomes como U2 e The Police os colocaram em estádios.
O som da banda se tornou menos sutil. Para Sparkle in the Rain, eles procuraram o produtor do U2, Steve Lillywhite, cuja abordagem ajudou a moldar suas performances em um conjunto forte e direto de rock mais acessível ao grande publico. Apesar dos gestos mais vagos e gritos mais volúveis do frontman Jim Kerr até aquele ponto, o movimento funcionou. A batida de Waterfront e Speed Your Love to Me e a reluzente Up on the Catwalk, os singles do álbum, todos alcançaram o Top 30 no Reino Unido e, no final do ano, a banda era a atração principal das North American Hockey Arenas e anfiteatros americanos.
Por mais bem sucedido que tenha sido, Sparkle in the Rain na verdade preparou o Simple Minds para seu melhor ano, 1985, quando eles seguiram com (Don't You) Forget About Me e Alive and Kicking, singles que chegaram ao Top Ten no Reino Unido e nos EUA.
Um grande sucesso comercial para a banda, o disco alcançou o nº 1 na UK Albums Chart em 1984, e alcançou o top 20 em vários outros países. Recebendo principalmente críticas positivas no Reino Unido e nos Estados Unidos, Sparkle in the Rain foi finalmente certificado com dupla platina no Reino Unido pela British Phonographic Industry, e aumentou significativamente o interesse da mídia na banda.