Blur - Blur - 10 de fevereiro de 1997
Álbuns / Singles
Publicado em 11/02/2024

No dia 10 de fevereiro de 1997 era lançado Blur, quinto álbum da banda Blur. Você confere as faixas do Blur na programação da FWR.

The Great Escape, com todas as suas muitas virtudes, pintou Blur em um canto e só havia uma saída, abandonar o britpop que eles tinham instigado trazendo os fios estranhos que sempre flutuaram através de sua música para a superfície.

O disco Blur pode parecer superficialmente uma ruptura com a tradição, mas é uma progressão lógica, destacando o rico ecletismo da banda e o senso musical. Certamente, eles estão tentando um novo território sônico, trazendo fragmentos de ruído branco, eletrônicos borbulhantes, guitarras cruas e psicodelia drogada, mas essas são apenas extensões de elementos anteriormente ocultos da música do Blur. O que o torna excepcional é o quão a banda tenta se reinventar dentro de sua própria estrutura, e o nível de sucesso.

O disco pode ser autoconscientemente eclético, mas o Blur dá o melhor de si quando tenta viver de acordo com suas próprias pretensões, por causa do excepcional senso musical de Damon Albarn e do talento da banda para arranjos detalhados que dão corpo às músicas ao máximo. Pode haver tons sombrios no disco, mas a banda soa positivamente alegre, não apenas por fazer barulho, mas causando estragos nas expectativas de seu público e críticos.

Blur, assim como o single principal, Beetlebum, alcançou o topo das paradas do Reino Unido e o álbum foi certificado de platina. O álbum também alcançou o top 20 em seis outros países.

O sucesso de Song 2 fez com que o disco se tornasse o álbum de maior sucesso da banda nos Estados Unidos, onde a cena britpop não teve muito sucesso. O álbum recebeu críticas positivas, muitos elogiando a mudança estilística, bem como as composições de Albarn.

 

Comentários