No dia 11 de fevereiro de 1983 era lançado Genetic Engineering, single do álbum Dazzle Ships do Orchestral Manoeuvres in the Dark. Você confere essas e outras faixas do OMD na programação da FWR.
O discurso sintetizado apresentado na faixa foi retirado de um Speak & Spell, um brinquedo eletrônico educacional desenvolvido pela Texas Instruments na década de 1970 com o objetivo de ensinar ortografia a crianças.
Chegando ao nº 20 no UK Singles Chart, Genetic Engineering encerrou a série de quatro sucessos consecutivos do Top 10 no Reino Unido. Foi também um hit Top 20 em vários territórios europeus, e atingiu o nº 5 na Espanha. Ele perdeu a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, mas alcançou o n nº 32 na parada de Rock Mainstream.
O vocalista Andy McCluskey observou que a música não é um ataque à engenharia genética, como muitos presumiram, incluindo o apresentador de rádio Dave Lee Travis ao tocar a música na BBC Radio 1. McCluskey afirmou: "Eu estava muito otimista sobre o assunto. As pessoas não ouviram ou não entenderam a letra, acho que automaticamente presumiram que seria anti".
Jornalistas musicais sugeriram que os primeiros 45 segundos da música foram uma influência direta para a faixa Fitter Happier do Radiohead, que aparece no álbum OK Computer (1997). Thoem Weber na Stylus argumentou que a faixa do Radiohead é "profundamente grata" à Genetic Engineering.
A nova música 4-Neu foi apresentada no lado B das versões de 7"e 12", mas não foi incluída no álbum Dazzle Ships e permaneceu exclusiva neste lançamento até sua inclusão no álbum Navigation: The OMD B-Sides em 2001. Ella continua a tradição da banda de incluir faixas mais experimentais como lados B de singles. O título da música é uma homenagem à banda alemã dos anos 70, Neu!.