No dia 11 de fevereiro de 1991 era lançado Unfinished Sympathy, single do álbum Blue Lines do Massive Attack. Você confere essa e outras faixas do Massive Attack na programação da FWR.
A escolha de usar o nome como "Massive" foi feita para evitar a proibição nas rádios, já que seu lançamento coincidiu com a Guerra do Golfo.
Produzida pelo Massive Attack e Dollar, a canção incorpora vários elementos musicais em seu arranjo, incluindo samples de vocal e percussão, programação de bateria e orquestração de cordas pelo arranjador Wil Malone.
Após o lançamento como single, Unfinished Sympathy liderou o Top 40 holandês e se tornou um hit nas paradas de singles de vários países, incluindo Alemanha, Suíça e Reino Unido.
O single foi acompanhado por um videoclipe memorável, dirigido por Baillie Walsh, apresentando uma única tomada contínua de Nelson caminhando por um bairro de Los Angeles, alheia aos seus arredores.
A canção mais tarde apareceu na trilha sonora do filme Sliver (Invasão de Privacidade) de 1993.
Após seu lançamento, o single recebeu aclamação generalizada da crítica da imprensa musical. A NME o classificou como o single da semana e chamou-a de "uma faixa dançante intensa, de sangue quente que ostenta mais fogo em suas bolas do que os Pixies jamais cavaram" (uma brincadeira referindo-se ao single recém-lançado Dig for Fire dos Pixies). Na Record Mirror, onde também foi coroado o single da semana, a crítica disse: "A produção sabiamente discreta permite que, tanto a beleza das cordas que aumentam de volume, quanto a força emocional dos vocais brilhem. Completamente perita em ritmos, cerebral demais para ser denominado apenas uma faixa dance, Massive não tem como errar"