No dia 12 de fevereiro de 1980 chegava às lojas Train In Vain, single do álbum London Calling do The Clash. Você confere essa e outras faixas do The Clash na programação da FWR.
A música não foi originalmente listada no encarte de faixas do álbum, aparecendo como uma faixa oculta no final do disco. Isso porque a música foi adicionada ao disco no último minuto, quando a capa já estava em produção.
Foi a primeira canção do Clash a chegar ao Top 30 das paradas dos Estados Unidos e em 2004, foi classificada em 298 na lista da revista Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos.
Nos Estados Unidos, o título da música mudou para Train in Vain (Stand by Me), já que as palavras stand by me dominam o refrão. Foi intitulado Train in Vain em parte para evitar confusão com a canção de Ben E. King, Stand by Me.
A música foi interpretada por alguns como uma resposta a Typical Girls das Slits, que menciona garotas ao lado de seus homens. Mick Jones havia se separado da guitarrista das Slits, Viv Albertine, pouco antes de escrever a música. A música tem sido frequentemente interpretada sobre o relacionamento volátil de Jones com Albertine, que comentou: "Estou muito orgulhosa de ter inspirado isso, mas muitas vezes ele não admite. Ele costumava pegar o trem para minha casa em Shepherds Bush e certa vez eu não o deixei entrar. Ele estava gritando na porta. Isso foi cruel". O casal se separou na época das sessões de gravação do London Calling.