No dia 15 de fevereiro de 1974 era lançado Rebel Rebel, single do álbum Diamond Dogs de David Bowie. Você confere as faixas de David Bowie na programação da FWR.
Escrita e produzida por Bowie, a canção é baseada em um riff de guitarra distinto que lembra os Rolling Stones. Citada como uma de suas faixas mais marcantes, Rebel Rebel foi descrita como a despedida de Bowie ao movimento glam rock que ele ajudou a iniciar, além de ser uma faixa proto-punk.
Duas versões da música foram gravadas: o conhecido single no Reino Unido e o mais curto nos Estados Unidos, que incluiu a adição de vocais de fundo, percussão extra e um novo arranjo.
Após seu lançamento, a canção foi um sucesso comercial, alcançando a posição número cinco no UK Singles Chart e número 64 na Billboard Hot 100 dos EUA. A canção também recebeu aclamação da crítica por seu riff de guitarra central e força como um hino glam. Várias publicações a consideram uma das melhores canções de Bowie.
De acordo com o biógrafo Marc Spitz, a letra de Rebel Rebel revisita o território Bowie familiar, apresentando "um 'jovem vagabundo preocupando seus pais com seu niilismo sexy", são refletidas pela frase "You got a few lines and a handful of ludes "Mesmo que o mundo esteja acabando, o rebelde não se importa/Nós gostamos de dançar e parecemos divinos/Você deixou sua mãe em um turbilhão/Ela não tem certeza se você é um menino ou uma menina". De acordo com o autor Peter Doggett, no contexto de Diamond Dogs, a canção serve como uma "continuação musical" entre o medley Sweet Thing/Candidate/Sweet Thing (Reprise): ela começa com uma mudança de acorde de D para E que foi prefigurada com um slide de baixo que construiu os momentos "caóticos" finais do medley.