David Bowie - Rebel Rebel - 15 de fevereiro de 1974
Álbuns / Singles
Publicado em 15/02/2024

No dia 15 de fevereiro de 1974 era lançado Rebel Rebel, single do álbum Diamond Dogs de David Bowie. Você confere as faixas de David Bowie na programação da FWR.

Escrita e produzida por Bowie, a canção é baseada em um riff de guitarra distinto que lembra os Rolling Stones. Citada como uma de suas faixas mais marcantes, Rebel Rebel foi descrita como a despedida de Bowie ao movimento glam rock que ele ajudou a iniciar, além de ser uma faixa proto-punk.

Duas versões da música foram gravadas: o conhecido single no Reino Unido e o mais curto nos Estados Unidos, que incluiu a adição de vocais de fundo, percussão extra e um novo arranjo.

Após seu lançamento, a canção foi um sucesso comercial, alcançando a posição número cinco no UK Singles Chart e número 64 na Billboard Hot 100 dos EUA. A canção também recebeu aclamação da crítica por seu riff de guitarra central e força como um hino glam. Várias publicações a consideram uma das melhores canções de Bowie.

De acordo com o biógrafo Marc Spitz, a letra de Rebel Rebel revisita o território Bowie familiar, apresentando "um 'jovem vagabundo preocupando seus pais com seu niilismo sexy", são refletidas pela frase "You got a few lines and a handful of ludes "Mesmo que o mundo esteja acabando, o rebelde não se importa/Nós gostamos de dançar e parecemos divinos/Você deixou sua mãe em um turbilhão/Ela não tem certeza se você é um menino ou uma menina". De acordo com o autor Peter Doggett, no contexto de Diamond Dogs, a canção serve como uma "continuação musical" entre o medley Sweet Thing/Candidate/Sweet Thing (Reprise): ela começa com uma mudança de acorde de D para E que foi prefigurada com um slide de baixo que construiu os momentos "caóticos" finais do medley.

 

Comentários