No dia 15 de fevereiro de 1999 era lançado Anima Animus, terceiro álbum da dupla The Creatures. Você confere as faixas do The Creatures na programação da FWR.
Agora que os Banshees não existem mais, Budgie e sua esposa Siouxsie Sioux reativaram o projeto Creatures, desta vez permanentemente.
A revolução techno não teve nenhum efeito real no som dos Creatures desde o LP Boomerang de 1989, principalmente porque Sioux e Budgie começaram a misturar batidas tribais e tratamentos eletrônicos já em 1981.
Os fãs dos Banshees não ficarão desapontados aqui, os arranjos são semelhantes a antiga banda amada da Sioux, e suas imagens ainda são matéria de pesadelos.
Este é um álbum sólido, especialmente para Sioux, com um som novo que rivaliza com seus álbuns do início dos anos 80 com os Banshees. Um passo na direção certa para esses ícones punk/góticos.
O título do álbum foi inspirado no conceito de anima e animus de Carl Jung ("a mulher dentro do homem, o homem dentro da mulher").
Gravado na França e na Inglaterra, o álbum foi uma mudança em relação aos trabalhos anteriores do Creatures. Apesar de ainda reter um elemento percussivo, a música tinha um som mais urbano.
Após o seu lançamento, o disco foi bem recebido pela crítica. Anima Animus foi posteriormente saudado por PJ Harvey, que o selecionou em seu Top 10 de Álbuns de 1999.