No dia 17 de fevereiro de 1992 chegava às lojas Seven, quarto álbum do James. Você confere as faixas do James na programação da FWR.
Seguindo o grande sucesso do seu disco anterior, James lançou Seven, um álbum que casou o ambicioso escopo das letras com um toque grandioso. Os trompetes dão a canções como a inicial Born of Frustration e a crescente Sound uma certa grandeza majestosa, arrebatadora sem ser exagerada. O vocalista Tim Booth está em ótima forma, emprestando paixão ao processo, mas mantendo uma intimidade.
Eles não abandonam totalmente os elementos mais estridentes e folk dos álbuns anteriores; ainda está presente em faixas como a adorável Don't Wait That Long e a cintilante e sardônica Next Lover. Outros destaques incluem a dramática Ring the Bells e a resoluta faixa-título, que é impulsionada pelo trompete de Andy Diagram, os vocais seguros de Booth e um ritmo forte.
Seven pode não ser completamente abraçado pelos fãs mais velhos, mas é um passo confiante e artístico e uma ótima entrada em seu catálogo.
Inicialmente, o álbum atingiu o número 16 no Reino Unido; a reedição atingiu o número dois. How Was It for You, o mix de Flood de Come Home, Lose Control e Sit Down, todos alcançaram o top 40 no Reino Unido, com Sit Down alcançando a maior posição no número dois.
Gold Mother apareceu na lista de álbuns de fim de ano de nomes como NME e Melody Maker. No Reino Unido, o álbum foi certificado ouro, enquanto Sit Down foi certificado platina.