The Clash - Clash City Rockers - 17 de fevereiro de 1978
Álbuns / Singles
Publicado em 17/02/2024

No dia 17 de fevereiro de 1978 era lançado Clash City Rockers, single do The Clash. Você confere essa e outras faixas do The Clash na programação da FWR.

Lançado pela primeira vez em fevereiro de 1978 com o lado B Jail Guitar Doors, uma versão retrabalhada de uma canção dos dias de pub rock de Joe Strummer. Posteriormente, foi incluída como a faixa de abertura da versão tardia dos Estados Unidos do álbum de estreia homônimo da banda. A música foi tocada pela primeira vez ao vivo no Mont De Marsan (Landes - França), em agosto de 1977 e gravada no mesmo ano nas sessões da banda em outubro e novembro no CBS Studios. Após uma discussão no final da turnê Get Out of Control, Paul Simonon e Mick Jones não se falaram mais, deixando Joe Strummer como intermediário, transmitindo instruções e insultos de um para o outro. Em dezembro, o produtor Mickey Foote aumentou a velocidade da fita para o master finalizado da música depois que o empresário Bernie Rhodes decidiu que a música soava "um pouco plana''. Essa técnica, conhecida como "varispeeding", tornava a música um semitom mais alta. Strummer e Jones estavam na Jamaica na época. Quando ouviram o resultado final, Foote foi demitido.

Com exceção da reedição de 2000 da versão americana de The Clash, a versão original da música (na velocidade adequada) foi usada em cada relançamento desde então.

A primeira tentativa aberta de auto mitologia do Clash, Clash City Rockers é, em geral, uma música sobre positividade e avanço, e revisita temas comuns nas músicas do Clash da época, especificamente o emprego sem futuro e com um propósito em vida. A parte do meio da música é baseada em uma antiga canção de ninar, Oranges and Lemons.

Comentários