Em fevereiro de 1988 era lançado Eternal Flame, single do álbum Everything da The Bangles. Você confere as faixas da The Bangles na programação da FWR.
Após seu lançamento em single em 1989, Eternal Flame tornou-se um hit número um em nove países, incluindo Austrália, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
A metáfora focal de Eternal Flame foi sugerida por duas chamas eternas, uma no túmulo de Elvis Presley em Graceland, onde as Bangles visitaram. Hoffs disse: "fomos levadas para o Jardim das Memórias, e havia uma pequena caixa que deveria ter uma chama acesa, uma chama eterna. Na verdade, naquele dia estava chovendo, então a chama não estava acesa", e um em uma sinagoga local em Palm Springs, que Steinberg frequentou quando criança. Steinberg explicou: "Susanna estava falando sobre as Bangles terem visitado Graceland, e ela disse que havia algum tipo de santuário para Elvis que incluía algum tipo de chama eterna. Assim que essas palavras foram mencionadas, imediatamente pensei na sinagoga da cidade de Palm Springs, Califórnia, onde cresci. Lembro-me que durante nossa aula de escola dominical eles nos guiavam pelo santuário. Havia uma pequena luz vermelha e eles nos disseram que se chamava chama eterna".
Depois que Steinberg sugeriu escrever uma canção intitulada Eternal Flame, ele e Hoffs escreveram a letra da canção na casa de Steinberg e, de acordo com Hoffs, levaram a letra para o estúdio de Tom Kelly, onde Kelly completou a música e a demo foi editada.