Massive Attack - 100th Window - 16 de fevereiro de 2003
Álbuns / Singles
Publicado em 18/02/2024

Em fevereiro de 2003 era lançado 100th Window, 4º álbum do Massive Attack. Você confere as faixas do Massive Attack na programação da FWR.

Um novo álbum do Massive Attack é sempre um evento, mesmo que apenas um terço do grupo original esteja presente para as festividades. Apenas o quarto álbum do grupo em mais de 12 anos, 100th Window marcou a saída de Mushroom (permanentemente, após diferenças artísticas) e Daddy G (temporariamente, para criar uma família), deixando apenas um integrante fundador, 3D (Robert del Naja), para se misturar com o arranjador/produtor Neil Davidge (que fez sua estreia no Massive Attack no Mezzanine de 1998).

Embora Del Naja tenha muito sucesso em dar às pessoas o que elas querem, uma continuação de Mezzanine, infelizmente decepciona um pouco por aquilo que tornou o Massive Attack tão crucial, sua progressão sem fim para um som radicalmente diferente a cada lançamento.

Para o melhor ou para o pior, 100th Window têm as mesmas linhas de baixo sombrias e espiraladas e batidas de cravação familiares aos fãs de Mezzanine. Felizmente, ele também tem a mesma profundidade e atenção perfeita aos detalhes, tornando a audição fascinante.

O crooner jamaicano Horace Andy está de volta com um par de faixas que quase igualam suas características no último disco, enquanto Sinéad O'Connor faz sua estreia com três recursos vocais e é dela umas das músicas que se compara ao melhor Massive Attack tem a oferecer, What Your Soul Sings, começando com uma atmosfera áspera e claustrofóbica, mas logo desabrochando como uma flor em uma bela canção liderada por sua voz trêmula.

O disco é satisfação suficiente para aqueles que mantiveram Mezzanine perto de seu aparelho de som por anos a fio, mas uma decepção para aqueles que esperam outra obra-prima.

 

Comentários