Em março de 1984 chegava às lojas This Last Night in Sodom, terceiro álbum da dupla Soft Cell. Você confere as faixas do Soft Cell na programação da FWR.
Para aqueles cuja exposição ao Soft Cell foi limitada a gloriosa e inevitável Tainted Love, o canto do cisne de 1984, This Last Night in Sodom, deveria conter um adesivo de advertência.
O vocalista Marc Almond e o tecladista Dave Ball não tentam recapturar a magia Top 40 desse hit por aqui. Em vez disso, Almond completa sua transformação em um Scott Walker electropop, cantando operaticamente canções autoconscientes e cansadas como Mr. Self-Destruct, Little Rough Rhinestone e Meet Murder My Angel, enquanto os teclados de Ball exploram uma abstração gelada, quase germânica (no sentido Kraftwerk/Neu!).
Qualquer pessoa intrigada com a perspectiva de canções decadentes falsas na tradição Piaf/Brel deveria se interessar por este híbrido eletrônico do estilo, mas se você está procurando por "Tainted Love, Pt. 2", não está aqui.
O disco foi lançado em março de 1984, cerca de um mês depois que a dupla (Marc Almond e David Ball) anunciaram publicamente que estavam dissolvendo a parceria. O álbum alcançou a posição 12 no UK Album Chart, e seria o último álbum do Soft Cell por 18 anos.