No dia 3 de março de 1989 era lançado 3 Feet High and Rising, primeiro álbum do De La Soul. Você confere as faixas do De La Soul na programação da FWR.
A estreia mais criativa, segura e divertida da história do hip-hop, esse álbum não só provou que os rappers não precisavam falar sobre as ruas para ter sucesso, mas também expandiu a paleta de samples de material com um caleidoscópio de sons e referências selecionadas do pop, soul, disco e até da música country.
Tecendo jogos de palavras inteligentes e rimas hábeis em duas dúzias de faixas vagamente organizadas em torno de um tema de game show, De La Soul quebrou limites em todo o LP, movendo-se facilmente da introdução The Magic Number para um interior inteligente e atencioso em Ghetto Thang para o conto do fim da inocência livre Jenifa Taught Me. Os rappers Posdnuos e Trugoy the Dove falavam sobre o que queriam, tocando rápido e solto no microfone como Biz Markie. Finamente disfarçados sob uma camada de humor, seus temas líricos iam do amor verdadeiro (Eye Know) ao poder destrutivo das drogas (Say No Go) da filosofia Daisy Age (Tread Water) ao sexo (Buddy).
Prince Paul (da Stetsasonic) e o DJ Pasemaster Mase lideraram o final da produção com dezenas de samples de todos os tipos de artistas, incluindo Johnny Cash, Mad Lads, Steely Dan, Public Enemy, Hall & Oates, e The Turtles. A dupla não usou esses samples apenas como ganchos ou batidas, como a maioria dos produtores de hip-hop usavam no passado, mas como preenchimentos de frações de segundo e piadas internas que fizeram algumas faixas soarem mais como discos de DJ.
Com o De La Soul, a Daisy Age ( termo cunhado pela banda, um acrônimo de DA Inner Sound Y’all) parecia prometer uma nova era de positividade no hip-hop.