808 State - Ex:El - 4 de março de 1991
Álbuns / Singles
Publicado em 04/03/2024

No dia 4 de março de 1991 chegava às lojas Ex: El, terceiro álbum do 808 State. Você confere as faixas do 808 State na programação da FWR.

Capturando o 808 State em seu melhor absoluto, nenhum de seus álbuns subsequentes combinou perfeitamente a arte, apelo de massa e o espírito de uma época (um dos samples vocais mais comuns em techno, "We are the music makers" do Willy Wonka, teve sua primeira aparição importante aqui). Uma grande mudança em relação aos lançamentos anteriores é a crescente variedade e poder da percussão: as batidas são mais pesadas e mais escalonadas, abrangendo flertes com hip-hop e industrial com um sucesso ainda maior, como ouvido em groovers pesados como em Leo, Leo.

Um sinal de como Ex: El acabou sendo influente pode ser visto em como um dos clichês mais comuns dos álbuns de techno do Reino Unido, a aparição de um famoso indie/rock alternativo em uma ou duas faixas, teve início com uma participação especial nos vocais neste álbum. O colega pioneiro de dance Manchester, Bernard Sumner, do New Order, canta em Spanish Heart, uma bela música conduzida por piano com uma batida sólida. Enquanto isso, de forma ainda mais notável, Björk lhe empresta o canto agitado para o tom baixo, mas ainda ativo Qmart e a dramática Ooops com toques de flamenco, estabelecendo uma parceria com Graham Massey que resultaria em seu trabalho em muitos de seus projetos solo.

Adicione a tudo isso dois dos melhores singles de techno do início dos anos 90, In Yer Face, uma faixa pesada antiamericana sutilmente politizada, e a toda poderosa Cubik (na América substituído por um remix surpreendente da mesma música), e Ex: El se destaca ainda mais. Uma verdadeira obra-prima.

Comentários