No dia 5 de março de 1982 chegava às lojas Diamond, segundo álbum do Spandau Ballet. Você confere as faixas do Spandau Ballet na programação da FWR.
Com o movimento new romantic que eles ajudaram a liderar já de saída, os ícones futuristas Spandau Ballet começaram a pensar seriamente sobre o futuro em seu segundo álbum. As sementes da transição do grupo para um traje soul elegante podem ser ouvidas em sucessos como Chant No.1, a melhor música que o Spandau Ballet já lançou.
Diamond apresenta outros movimentos provisórios em direção a um som autenticamente comovente; o single Paint Me Down é todo vibrante de guitarra rítmica e baixo vibrante, enquanto She Loved Like Diamond oferece um teste inferior na abordagem que produziria o mega-hit global True. O restante do álbum soa como se o grupo tivesse ouvido muito o segundo lado de Heroes do David Bowie.
Embora seja uma melhoria em relação à estreia, Diamond mostrou que o Spandau Ballet ainda estava musicalmente um pouco atrás de artistas de mentalidade semelhante como Duran Duran, Ultravox e Visage, uma situação que mudaria com o próximo álbum de maior sucesso da banda, True.