No dia 5 de março de 1984 era lançado Human's Lib, álbum de estreia do músico Howard Jones. Você confere as faixas de Howard Jones na programação da FWR.
À primeira vista, Human's Lib parece ser um álbum synthpop de última geração lançado em 1984, um registro onde cada elemento fora das vozes humanas parece ser eletrônico. Embora isso possa muito bem ser verdade, Jones não é um futurista como Depeche Mode ou Eurythmics. Em sua essência, Jones é um espírito livre reconstituído, pregando o poder do pensamento positivo e defendendo o amor universal. Sua dedicação aos sintetizadores camufla o hippie inato de Jones, o que dá ao álbum uma dicotomia atraente, por baixo de sua eletrônica e corte de cabelo estiloso, ele canta sobre assuntos mais adequados para violões e camisetas tie tingidas.
Ainda assim, Human's Lib se beneficia da completa imersão de Jones em sintetizadores, dando ao álbum um brilho cintilante que permaneceu emblemático no início da MTV. Em particular, New Song é a quintessência do synthpop pós new wave, todos os blips percolados e lavagens analógicas mantidas juntas por um enorme gancho melódico, mas há momentos em que sua arte musical vem à tona. Normalmente, esses estão em singles, como Pearl in the Shell, que nivela uma batida Tamla/Motown para a era do videoclipe. Mas é a busca de What Is Love?, o maior sucesso do álbum em todos os países fora dos EUA, que aponta o caminho em direção ao futuro de Jones. É uma grande e crescente balada que sugere ao adulto contemporâneo que ele mais tarde abraçaria.
O disco entrou no UK Album Charts no nº 1, passando um total de 57 semanas nas paradas. O álbum foi certificado com dupla platina pelo BPI por vendas superiores a 600.000 cópias.