No dia 7 de março de 1983 era lançado The Hurting, álbum de estreia do Tears for Fears. Você confere as faixas do Tears for Fears na programação da FWR.
The Hurting teria sido uma estreia ousada em qualquer época, mas foi um sucesso inesperado na Inglaterra em 1983, principalmente em virtude da capacidade de seus criadores de embrulhar um assunto desagradável, as histórias familiares psicologicamente melancólicas de Roland Orzabal e Curt Smith, em um formato musical atraente e vendável. Não que não houvesse alguns predecessores, mais obviamente o álbum Plastic Ono Band de John Lennon, que também foi, não por coincidência, inspirado no trabalho do pioneiro Arthur Janov (mas Lennon tinha a vantagem de ser um ex-Beatle quando isso significava o equivalente a ter uma cadeira ao lado de Deus na grande arena da vida, onde Tears for Fears estava apenas começando).
Décadas depois as suas faixas musicais ainda são poderosas, lindamente executadas em um estilo quase minimalista. Memories Fade oferece ressonâncias emocionais, enquanto Pale Shelter funciona em um nível totalmente diferente, uma pintura sônica requintada que envolve o ouvinte em camadas de sintetizadores pulsantes, arpejos de guitarra acústica e folhas de som eletrônico (e antecipando a textura sonora, senão o som preciso de seu hit pop internacional Everybody Wants to Rule the World).
O trabalho às vezes é desconfortavelmente pessoal, mas musicalmente atraente o suficiente para trazê-lo de volta ao longo das décadas.
O álbum alcançou a posição #1 na UK Albums Chart em sua segunda semana de lançamento, e foi certificado Ouro pelo BPI três semanas após o lançamento. The Hurting atingiu o status de Platina em janeiro de 1985. O disco também entrou no Top 40 em vários outros países, incluindo Canadá, Alemanha e Austrália.