No dia 7 de março de 1980 era lançado The Psychedelic Furs, primeiro álbum da banda The Psychedelic Furs. Você confere as faixas do The Psychedelic Furs na programação da FWR.
Emergindo da cena post punk de Londres com um fascínio saudável por Bowie do final dos anos 70 (e por sua vez, por sua própria atração por Krautrock), o então sexteto deu início a uma tempestade ligeiramente monocromática, mas ainda atraente em sua estreia.
A voz áspera de Richard Butler tem um apelo surpreendente, servindo uma série de letras da vida irônica e ligeiramente distanciada. Os integrantes da banda, por sua vez, tinham claramente afiado suas habilidades no palco. O trabalho de guitarra principal de Ashton evita a simplicidade em favor de um poder artístico equilibrado. A produção vem principalmente de Steve Lillywhite, que inteligentemente evita os toques que logo se tornarão clichês que ele traria aos primeiros trabalhos do U2. Índia é um bom exemplo; tem um começo taciturno e silencioso com estranhos sinais telegráficos e se transforma em um rock violento sem soar como o Edge ou Larry Mullins explodindo.
O álbum se mostrai tão sério sem ser auto conscientemente profundo, mergulhando no humor de lado (We Love You mostra Butler preguiçosamente listando coisas que ele ama, às vezes com citações de músicas apropriadas, embora sarcasticamente). Wedding Song é divertidamente presciente como um dos primeiros números de "roqueiros brancos do hip-hop" de seu tipo, junto com Rapture da Blondie. Ely dá uma batida funk forte enquanto Butler começa a cantar um rap nem melhor nem pior do que a maioria dos esforços da época.