Frank Black - Frank Black - 8 de março de 1993
Álbuns / Singles
Publicado em 08/03/2024

No dia 8 de março de 1993 era lançado Frank Black, álbum solo de estreia de Frank Black. Você confere as faixas de Frank Black na programação da FWR.

Por baixo de seu barulho e estranheza, os Pixies tinham um conhecimento completo da história do rock, abrangendo o surf-rock dos anos 50 e 60, a energia ameaçadora do punk dos anos 70 e as peculiaridades do rock universitário dos anos 80.

Depois de desmantelar a banda, Black Francis inverteu seu nome e trouxe para seu debut o ex-integrante do Captain Beefheart/Pere Ubu, Eric Drew Feldman. Muito do álbum acena com as inspirações de Black, mas seus próprios dons ainda brilham. A ruidosa homenagem a Iggy Pop, Ten Percenter, pega emprestado o peso primitivo dos Stooges, enquanto o conto artístico e dissonante da convenção de OVNIs, Parry the Wind High, Low, lembra a era berlinense de Bowie. No entanto, I Heard Ramona Sing, um tributo aos Ramones, é um número pop alegre e estridente que não se parece em nada com o tema. Hang On To Your Ego, dos Beach Boys, recebe uma reformulação new wave com guitarras crocantes e teclados brilhantes.

Apesar de seus esforços para escapar do som dos Pixies, muitas das canções de Frank Black teriam cabido em Trompe Le Monde. Los Angeles se baseia na sensação espacial e metálica desse álbum; com seus refrões agudos e seu clima sonhador, quase uma caricatura da dinâmica extrema dos Pixies. No entanto, Brackish Boy e Two Spaces soam mais como They Might Be Giants, uma das bandas favoritas de Black, do que Pixies.

Poucos anos depois, bandas de punk-pop inspiradas na nova onda como Weezer, The Rentals e até mesmo No Doubt dominaram o rock alternativo, provando que mesmo que sua carreira solo não fosse tão influente quanto seus anos Pixies, Frank Black ainda estava à frente seu tempo.

 

Comentários