Curve - Doppelgänger - 9 de março de 1992
Álbuns / Singles
Publicado em 09/03/2024

No dia 9 de março de 1992 era lançado Doppelgänger, álbum de estreia da banda Curve. Você confere as faixas do Curve na programação da FWR.

A banda consistia principalmente da vocalista, letrista e guitarrista ocasional Toni Halliday e do multi-instrumentista Dean Garcia, junto com alguns integrantes adicionais que viajaram com a banda e contribuíram com suas gravações. Eles combinaram uma parede densa e agressiva de guitarras e sintetizadores com uma programação de bateria altamente inventiva, pesados sulcos de baixo e os vocais doces, porém contundentes, de Halliday. As guitarras barulhentas e escaldantes do Curve os tornavam mais fáceis de agregar à cena shoegaze, mas sempre pareciam mais urgentes e pop, e por mais poderoso que fosse seu som, raramente obscurecia as letras brutais de Halliday, e menos ainda sua voz impressionantemente elástica.

O grupo também era muito mais ligado à dance music do que muitos de seus contemporâneos. Os singles do álbum Horror Head e Faît Accompli conseguiram tocar em clubes alternativos em ambos os lados do Atlântico, e os singles subsequentes da banda ostentavam remixes de nomes como Aphex Twin, Trent Reznor e o Future Sound of London.

O Curve foi incrivelmente criativo em sua incorporação sutil de samples e floreios texturais, tão imensos e poderosos quanto o som de suas guitarras e batidas, ouça com atenção e há ainda mais acontecendo lá dentro.

O Curve continuaria fazendo excelentes álbuns e EPs depois desse, e influenciaria incontáveis dream pop, dance alternative e até grupos góticos/industriais, mas Doppelgänger continua sendo seu lançamento mais poderoso e essencial e um dos melhores álbuns alternativos do início dos anos 90.

 

Comentários