Underworld - Second Toughest in the Infants - 11 de março de 1996
Álbuns / Singles
Publicado em 12/03/2024

No dia 11 de março de 1996 era lançado Second Toughest in the Infants, quarto álbum do Underworld. Você confere as faixas do Underworld na programação da FWR.

Tal como aconteceu com seu disco predecessor, Second Toughest foi um sucesso de crítica e vendas, alcançando o Top 10 das paradas de álbuns do Reino Unido e convertendo um número significativo de ouvintes americanos exatamente na época em que "eletrônica" estava sendo alardeada como a próxima grande coisa nos EUA.

Em comparação com Dubnobass, Second Toughest era menos centrado em clubes e mais diversificado em sua abordagem, flertando com ritmos de drum'n'bass em algumas faixas, experimentando loops de guitarra deslizantes na elegante Blueski e desacelerando para engatinhar para sua música final, a sonhadora Stagger.

O trio provou ser mestre em ritmo e dinâmica, elaborando longos épicos (as duas primeiras faixas do álbum coletivamente excedem meia hora) que se constroem e se lançam com entusiasmo, fluindo através de temas melódicos vívidos e padrões rítmicos interligados, e seguindo de breakbeats intrincados para passagens mais calmas.

Várias partes do álbum remetem ao rock progressivo dos anos 70 e, como os grupos mais populares daquele período, o Underworld fez música inteligente, ambiciosa e mística acessível e amigável para o ouvinte.

O álbum também permanece notável pelas letras surrealistas, críticas e de associação livre de Hyde, particularmente em faixas destacadas como o agitado single Pearl 's Girl, que faz referência a Al Green.

Second Toughest in the Infants perdura como um álbum marcante, destacando Underworld em seu auge criativo e permanecendo um documento importante de uma era em que a música eletrônica dançante experimental e cerebral recebia atenção significativa do mainstream.

 

Comentários