Talking Heads - Naked - 15 de março de 1988
Álbuns / Singles
Publicado em 15/03/2024

No dia 15 de março de 1988 era lançado Naked, oitavo álbum do Talking Heads. Você confere as faixas do Talking Heads na programação da FWR.

O último álbum adequado do Talking Heads antes de sua separação prolongada os encontra retornando à dinâmica que produziu seu melhor trabalho.

No que diz respeito ao canto do cisne, Naked prova ser um muito bom, alternadamente sério e divertido, e mais uma vez permite que o líder David Byrne se preocupe com o governo, o meio ambiente e a situação dos trabalhadores enquanto libera o restante da banda para trocar instrumentos e trabalhar com músicos convidados. É mais próximo em espírito de Remain in Light, sem dúvida perto demais. O primeiro lado é uma coleção de melodias funky, sincopadas, quase dançantes; a segunda, uma reflexão obscura e filosófica sobre identidade e natureza humana. A principal diferença é uma influência latina substituindo a experimentação de ritmo africano de Light, mais evidente nas faixas Blind e Mr. Jones, bem como na decisão do baterista Chris Frantz de usar pincéis e instrumentos de percussão mais suaves (em oposição ao big beat que ele ofereceu em Little Creatures e True Stories).

Com o venerável Steve Lillywhite por trás de luminares como Johnny Marr, Kirsty MacColl e Yves N'Djock pontuando os créditos, o álbum parece tecnicamente perfeito, mas há pouco do sentimento solto e ao vivo que a banda alcançou com o ex-mentor Brian Eno.

É um feito e tanto tirar um álbum do final da carreira tão ambicioso quanto Naked, e os Heads fazem isso com estilo e vitalidade.

A banda se dissolveu logo após o lançamento do álbum, mas não anunciou sua separação até 1991.

 

Comentários