No dia 15 de março de 1980 era lançado Half-Mute, álbum de estreia da banda americana Tuxedomoon. Você confere as faixas do Tuxedomoon na programação da FWR.
O álbum de estreia do Tuxedomoon pela Ralph Records seguiu o rastro de vários EPs e singles lançados por seu próprio selo. Ao contrário de muitas bandas de technopop na esteira do punk, eles pontuaram a eletrônica com instrumentos como sax e violino, o sax que lembra os sons autodidatas de David Bowie, não inteiramente polidos, mas inconfundíveis.
As letras são sombrias, mas com vislumbres de humor. O baixo de Peter Principle soa positivamente robusto também, contrastando com as baterias eletrônicas minimalistas, mas propulsivas.
What Use? é o mais perto que eles chegaram de um hit, enquanto outras faixas (Fifth Column) replicam o tipo de desespero europeu minado por Kraftwerk ou Bowie na segunda metade de Heroes (outra referência de Bowie, no entanto, eles eram um grupo cujo o vocalista não tentava soar como ele).
Half Mute é uma montagem equilibrada de algo mais próximo do pop (What Use?), música de câmara futurística (Tritone) e samples de sons impressionistas e assustadores (James Whale). No fim, a musicalidade experimental é o que torna este álbum recomendado.