No dia 16 de março de 1984 era lançado Café Bleu, álbum de estreia oficial do The Style Council. Você confere as faixas do Style Council na programação da FWR.
Em 1982, Paul Weller saiu do The Jam no auge de sua popularidade, citando o desejo de usar uma abordagem mais emotiva para sua música. Ele sentiu que o The Jam estava preso em uma rotina e não estava crescendo como uma banda. O baixista Bruce Foxton e o baterista Ric Buckler não compartilhavam dessa opinião e a separação os pegou de surpresa. Até hoje, Buckler e Weller não se falam.
Em 1983, Weller alistou o tecladista Mick Talbot, que anteriormente tinha passagens pelo Dexys Midnight Runners e The Merton Parkas para formar o The Style Council. Para completar a programação, a banda usou uma rotação de músicos de estúdio e estrelas convidadas como Tracey Thorn e Ben Watt do Everything But The Girl, formando uma unidade conhecida como Honorary Councilors. Com este novo grupo, Weller foi capaz de diversificar e experimentar soul, jazz e pop de uma forma que não era possível com The Jam.
Café Bleu é a declaração ousada de Weller, que distinguiu seu novo mandato no The Style Council de sua vida anterior no The Jam.
O Café Bleu é um álbum muito bom que chega perigosamente perto de entrar em colapso sob o peso de sua própria ambição. Em retrospecto, era obviamente um workshop em andamento que Weller nem sabia que estava ocorrendo.
O disco abriu caminho para artistas como Everything But The Girl, Matt Bianco e Basia para explorar a adoção de um som jazz/pop. É um álbum que definitivamente grita "feito em 1984", mas foi um passo ousado em várias direções diferentes que continua sendo uma parte importante do legado de Paul Weller.