No dia 16 de março de 1997 era lançado The Future of War, segundo álbum do Atari Teenage Riot. Você confere as faixas do Atari Teenage Riot na programação da FWR.
Anos antes do Prodigy lançar seu seminal Fat Of The Land, havia Atari Teenage Riot fazendo uma barulheira com seu punk digital amargo. The Future of War, seu segundo álbum, foi a conclusão lógica da fusão futurística de riffs de guitarra agressivos e batidas de quebrar o crânio.
A encarnação original de Atari Teenage Riot, Alec Empire, Hanin Elias e Carl Crack, era diferente de tudo em sua coleção de discos. Mais tarde, seus descendentes se apresentaram. Prodigy (como mencionado), Fear Factory, Static-X, Lolita Storm, Death Grips, Crystal Castles e muitos outros seguiram em sua trilha. Mas nenhuma das bandas mencionadas lançou algo tão implacável quanto The Future of War. Foi um álbum fundamental para Atari Teenage Riot, o álbum que toda banda faz quando as chances estão a seu favor.
A arte da capa parecia vagamente militarista, e por um bom motivo. O álbum inteiro é uma crítica ao armamento de alta tecnologia e aos políticos que abusam de seu poder.
The Future Of War tem samples de muitas bandas de punk, metal e hardcore. Bad Brains, Slayer, The Maids, The Users. A música, alta e agressiva, também continha em Hanin Elias um dos melhores vocais. Hanin tem um verdadeiro talento para cantar e gritar, às vezes no mesmo refrão.
Os títulos das músicas nunca foram tão enfadonhos quando se tratava de ATR. Em The Future of War não foi diferente. Fuck All, Sick To Death, Redefine The Enemy, Destroy 2000 Years of Culture.
Ao longo dos anos, eles se separaram, se reformaram, fizeram shows ao vivo inaudíveis, mas eles lançaram The Future of War e isso sempre contará para alguma coisa.