Em março de 1990 era lançado Cuts You Up, single do álbum Deep de Peter Murphy, lançado pela Beggars Banquet Records. Você confere as faixas do Peter Murphy na programação da FWR.
A canção se tornou o lançamento de maior sucesso de Murphy, alcançando o topo da parada americana Billboard Modern Rock Tracks e aparecendo nas paradas Billboard Hot 100 e Billboard Album Rock Tracks.
Cuts You Up apresenta uma linha melódica de violino sobre uma cama de violões, teclados, percussão e baixo. Peter Murphy descreveu a canção como "tendo uma qualidade acústica muito impulsionadora e muitos tons melódicos e com uma letra não tão direta". O produtor Simon Rogers afirmou que "Murphy trouxe a música para as sessões mais ou menos em sua forma final", descrevendo-a como "exatamente igual à demo". Murphy também visualizou a parte do violino que acompanha a performance e usou um sample. Rogers recrutou um músico para tocar a linha. No entanto, ele não ficou satisfeito com a gravação ao vivo das cordas, afirmando que "não tinha atmosfera e era muito temperamental".
Annie Zaleski, da Billboard, descreveu a música como "impressionante e misteriosa" e "Liricamente, a música é poética e elíptica, com referências vagas a algo profundamente transformador que provoca um exame de consciência".