Em março de 2005 era lançado Hotel, sétimo álbum do Moby. Você confere as faixas do Moby na programação da FWR.
O álbum marcou uma mudança estilística da música eletrônica e dançante para o rock alternativo e a decisão de Moby de não usar samples de vocais pela primeira vez desde seu álbum de 1993, Ambient.
Moby tirou uma grande quantidade de inspiração para o Hotel de suas experiências em morar na cidade de Nova York. A música que ouviu DJs tocarem em bares locais, e as bandas que viu se apresentarem ao vivo em vários shows, fizeram com que ele se sentisse "como se eu tivesse recebido licença para me deleitar ou chafurdar em minhas primeiras influências".
Moby escreveu Lift Me Up como um tributo à banda The Sisters of Mercy. Ele fez uma tentativa de ter seu vocalista Andrew Eldritch cantando, mas não teve sucesso em sua busca pelo contato de Eldritch. Spiders é uma homenagem a David Bowie, "Ele expandiu o significado da música". Temptation é uma cover do New Order e Very é uma canção que Moby descreveu como sua homenagem a Giorgio Moroder e Donna Summer.
Hotel teve uma recepção mista pela crítica após o lançamento, mas foi um sucesso comercial, alcançando a 28ª posição nos EUA e a 8ª posição no Reino Unido. Alcançou o primeiro lugar na Bélgica e na Suíça. Até 2013, o álbum já havia vendido mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.