Em março de 1980 era lançado Going Underground, primeiro single britânico #1 nas paradas do The Jam. Você confere essa e outras faixas do The Jam na programação da FWR.
Ele estreou em #1 no UK Singles Chart, passando três semanas no topo. Foi o primeiro de três líderes instantâneos das paradas para o grupo.
Going Underground não foi lançado em nenhum dos seis álbuns de estúdio da banda, embora tenha aparecido em muitas compilações e relançamentos desde então. A música foi lançada como um lado A duplo com Dreams of Children, que originalmente tinha a intenção de ser o único lado A; após uma mixagem na fábrica de prensagem, o single se tornou um double A-side, e DJs tendiam a escolher a mais melódica Going Underground para tocar no rádio.
A música cobriu importantes questões sociais da época, como corrupção política, apatia do eleitor e thatcherismo. A canção foi classificada em #2 entre as "Tracks of the Year" de 1980 pela NME. Em março de 2005, a revista Q colocou Going Underground em #73 em sua lista das 100 melhores faixas, e em outubro de 2006, colocou-o em #98 em sua lista das 100 melhores canções de todos os tempos.