Em março de 1990 era lançado Vogue, single da trilha sonora I'm Breathless da Madonna. Você confere essa e outras faixas da Madonna na programação da FWR.
Madonna foi inspirada pelos dançarinos e coreógrafos Jose Gutierez Xtravaganza e Luis Xtravaganza da comunidade "House Ball" do Harlem, a origem da forma de dança "Vogueing", que eles apresentaram a ela no clube Sound Factory em NY.
Vogue é uma house music otimista que estabeleceu tendências na dance music dos anos 1990, com fortes influências da disco dos anos 1970 em sua composição. Vogue também contém uma seção falada, onde Madonna cita o nome de várias celebridades de Hollywood da era dourada.
Liricamente, a música é sobre se divertir na pista de dança, não importa quem seja, e contém um tema de escapismo. Vogue tem sido apreciada desde o seu lançamento; os críticos elogiaram sua natureza antêmica e a listaram como um dos destaques da carreira de Madonna. A música continua sendo um dos maiores sucessos internacionais da Madonna, liderando as paradas em mais de 30 países. Tornou-se o single mais vendido do mundo em 1990, vendendo mais de seis milhões de cópias.
O videoclipe de Vogue, dirigido por David Fincher, foi filmado em preto e branco e tem inspiração estilística das décadas de 1920 e 1930. Madonna e seus dançarinos são vistos seguindo diferentes movimentos coreografados. O vídeo foi classificado como um dos melhores de todos os tempos em diferentes listas de críticos e pesquisas e ganhou três prêmios no MTV Video Music Awards de 1990 de um total de nove indicações.
Críticos notaram no vídeo a influência da música em trazer uma subcultura underground para a cultura popular mainstream por meio da natureza pós-moderna, bem como a maneira como seguiu uma nova tendência onde a dance music foi amplamente difundida.