Em março de 1987 era lançado Even If and Especially When, segundo álbum do Screaming Trees. Você confere as faixas do Screaming Trees na programação da FWR.
Basicamente, como diz a letra de uma de suas faixas, "repetindo a linguagem da terra e do céu", os Screaming Trees retratam com precisão o espírito orgânico do noroeste do Pacífico. Em faixas como Cold Rain e In the Forest, suas paisagens narrativas não são apenas expressas pela voz experiente de Mark Lanegan, mas também pela rica complexidade de suas estruturas musicais. Enquanto o baterista Mark Pickerel e os guitarristas Gary Lee e Van Conner fornecem a energia de uma banda de garagem clássica, o produtor Steve Fisk molda seu trabalho de base e sensibilidades pop no reino do proto-grunge.
Junto com seus colegas de selo SST, Sonic Youth e Dinosaur Jr., os Screaming Trees serviram como verdadeiros pioneiros do gênero florescente. Com guitarras distorcidas e poéticas significativas se tornando a norma no final dos anos 80, Even If e Especially When se destaca como um álbum louvável e uma prévia reveladora do que mais tarde viria da cena de Seattle.