Pink Floyd - The Division Bell - 28 de março de 1994
Álbuns / Singles
Publicado em 28/03/2024

No dia 28 de março de 1994 chegava às lojas The Division Bell, décimo quarto álbum do Pink Floyd. Você confere as faixas do Pink Floyd na programação da FWR.

O segundo álbum pós-Roger Waters do Pink Floyd é menos forçado e mais um disco de grupo do que A Momentary Lapse of Reason. O tecladista Richard Wright está de volta ao status de integrante da banda e tem créditos de coautoria em cinco das 11 faixas, assim como os vocais principais em Wearing the Inside Out.

Algumas das letras de David Gilmour ( coescritas por Polly Samson e Nick Laird-Clowes do Dream Academy) podem ser dirigidas a Waters, há um tom vingativo e acusatório em canções como What Do You Want From Me e Poles Apart.

Musicalmente, Gilmour, Nick Mason e Wright voltaram em grande parte o relógio para o lado pré-Dark of the Moon, com andamentos lentos, acordes de teclado sustentados e solos de guitarra com muito eco.

Graeme Thomson da Uncut escreveu: "O tríptico de abertura das músicas é um retorno extremamente impressionante a algo muito próximo da essência eterna do Pink Floyd e muito do restante retém um poder silencioso e uma qualidade meditativa que trai um genuíno senso de unidade".

Roger Waters, que deixou o Pink Floyd em 1985, classificou The Division Bell como "um lixo ... um disparate do começo ao fim".

Nos EUA, o álbum estreou como nº 1 na Billboard 200 durante a semana de 23 de abril de 1994, vendendo mais de 460.000 unidades, na época era o 12º maior total de uma semana desde que a Billboard começou a usar dados SoundScan em maio de 1991 e também tornou-se a quinta maior soma de vendas da primeira semana na época.

O álbum ganhou o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock em Marooned. The Division Bell foi nomeada para o Brit Award de 1995 como Melhor Álbum de um Artista Britânico.

 

Comentários