Em abril de 1984 era lançado Thieves Like Us, single do New Order. Você confere essa e outras faixas do New Order na programação da FWR.
O nome vem do filme de 1974 Thieves Like Us, dirigido por Robert Altman. Bernard Sumner afirmou durante uma entrevista à TV em 1984 que o título da música foi sugerido por John "Jellybean" Benitez (um associado do co-escritor da música, Arthur Baker).
A maior qualidade da música do New Order é a melodia; seja expressa pelos sintetizadores carregados de cordas, linha de baixo de Peter Hook ou pelos vocais, a música do New Order afeta profundamente por causa da melodia; e Thieves Like Us pinga como mel com muitas dessas belíssimas melodias.
Thieves Like Us é uma bela canção; uma das grandes canções de amor do New Order, mas com aquela abordagem dúbia em que o amor é claro e escuro. O lado B com outra maravilha, Lonesome Tonight. Ambas as faixas aparecem na compilação Substance de 1987 e na edição de colecionadores de Power, Corruption & Lies de 2008, bem como na versão instrumental estendida de Thieves Like Us (originalmente o lado B do single Murder).
Como muitos de seus lançamentos, o disco foi produzido pela banda, embora Thieves Like Us tenha sido coescrita por Arthur Baker durante as sessões de Confusion em Nova York.
Um instrumental da faixa foi apresentado no filme de 1986 Pretty in Pink.
O design da capa do single de Peter Saville foi baseado em uma pintura "metafísica" de Giorgio de Chirico e no jogo de tabuleiro inglês do século 19, The New and Fashionable Game of the Jew.