No dia 6 de abril de 1984 era lançado Lament, sétimo álbum do Ultravox. Você confere as faixas do Ultravox na programação da FWR.
Como o título sugere, os Ultravox estavam melancólicos quando lançaram seu sétimo LP de estúdio, suas angústias existenciais anteriores agora se agruparam em torno de angústias pessoais. A faixa-título do álbum foi um estudo da melancolia lânguida, onde a dor emocional persiste indefinidamente. E por que isso iria se dissipar, quando o romance está condenado para sempre, como When the Time Comes. Mesmo One Small Day, a faixa musicalmente mais celebrativa do set, luta contra a depressão, mas perde tristemente a guerra. Não admira que os Ultravox estivessem tão ansiosos para escapar para o passado, com Man of Two Worlds levando-os de volta aos dias gloriosamente romantizados dos celtas. O mundo moderno, em contraste, estava cheio de terrores, tanto emocionais (A Friend I Call Desire) quanto globais. Havia o perigo onipresente amarelo a temer; mas se a White China alertou sobre os perigos do comunismo rastejante, a nação que jurou proteger seus cidadãos de um abraço stalinista se mostra igualmente nefasta em Heart of the Country.
Esse seria o último álbum do Ultravox, pelo menos nessa forma, e de muitas maneiras, o set era o epitáfio perfeito da banda, tão pródigo musicalmente quanto melancólico tematicamente.
O álbum alcançou o nono lugar na UK Albums Chart e foi certificado com ouro pela British Phonographic Industry (BPI) em 8 de junho de 1984 por 100.000 cópias vendidas. Também alcançou o número 25 na Alemanha e o número 115 nos Estados Unidos.