Em abril de 1999 era lançado The Middle of Nowhere, quinto álbum do Orbital. Você confere as faixas do Orbital na programação da FWR.
A música eletrônica rotineiramente cobre mais terreno, mais rapidamente, do que qualquer estilo de música no planeta; o novo som mais quente em janeiro é ultrapassado em março e totalmente ultrapassado até mesmo para mencionar em junho. Orbital, porém, é a grande constante no mundo do techno. A cada poucos anos, os irmãos Hartnoll conseguem produzir excelentes álbuns que ocasionalmente fazem referência ao som mais recente, mas raramente variam entre os acordes melódicos de seu single de estreia, Chime.
Embora tenha demorado um pouco mais para ser lançado, Middle of Nowhere é outro álbum tipicamente excelente do Orbital. Experimentos com breakbeats e outros estilos de música tornaram seus dois álbuns anteriores, Snivilisation e In Sides excelentes, e este quinto álbum inclui acenos para o big beat-techno e compositores de trilhas sonoras. Este último dificilmente é uma surpresa, considerando a atuação paralela dos Hartnolls como compositores de partituras em filmes como Event Horizon e The Saint.
Middle of Nowhere reflete o duo mais uma vez fazendo todos os movimentos certos sem desacelerar nenhum pouco.