No dia 30 de abril de 1984 era lançado A Walk Across the Rooftops, álbum de estreia da banda The Blue Nile. Você confere as faixas do The Blue Nile na programação da FWR.
O álbum de estreia do The Blue Nile tem uma gênese fascinante. A Linn Electronics da Escócia queria uma faixa demo para demonstrar a fidelidade e versatilidade de seu novo console de gravação e chamou um trio local, The Blue Nile, para fornecê-la. O single deles foi uma canção deliberadamente disjuntiva chamada A Walk Across the Rooftops. Para demonstrar o alcance dinâmico e a clareza do equipamento de gravação, a música foi arranjada de maneira peculiar, com vocais, guitarra, baixo, teclado, bateria e seções completas de cordas e metais aparecendo, mas nunca ao mesmo tempo. A Linn gostou tanto da música que eles formaram uma gravadora e bancaram a gravação deste álbum completo.
As sete longas faixas de A Walk Across the Rooftops seguem o modelo da abertura, com a rica voz de Paul Buchanan no centro de arranjos quase sinfônicos que conseguem soar exuberantes e incrivelmente austeros ao mesmo tempo. Os ritmos são mortalmente lentos, com a faixa mais animada, Tinseltown in the Rain, mal se elevando acima de um passeio gracioso, e os arranjos inventivos fazem uso extensivo do espaço vazio.
Este foi um álbum popular para demonstrar a falta de chiado e ruído de fundo no então novo meio de disco compacto, mas A Walk Across the Rooftops funciona ainda melhor como uma peça musical completa.