Cabaret Voltaire - Three Mantras - 1 de maio de 1980
Álbuns / Singles
Publicado em 01/05/2024

Em maio de 1980 era lançado Three Mantras, segundo álbum de estúdio da banda Cabaret Voltaire. Você confere as faixas do Cabaret Voltaire na programação da FWR.

Na verdade, seria mais preciso chamar este álbum de 'Two Mantras', visto que consiste em duas faixas laterais, Eastern Mantra e Western Mantra, o que dá ao "ainda-então-um-trio" a chance de expandir sua vanguarda.

O discurso abstrato de Mallinder está em pleno vigor desde o início de Eastern, falando sobre corpos nas ruas e coisas do gênero, e a partir daí as coisas se movem para um reino áspero de arte estranha, ao estilo do Voltaire. A combinação da guitarra de Kirk e do trabalho de baixo de Mallinder aqui é praticamente ao estilo krautrock, Mallinder tocando uma série de notas constantes e silenciosamente variadas, enquanto Kirk lança uma variedade de rajadas que se desintegram. Seu trabalho às vezes tem um sabor vagamente árabe, o que combinado com a duração da música, o soco oco da bateria eletrônica conduzindo tudo e os teclados penetrantes de Watson não são apenas interessantes, mas ajudam a demonstrar, de forma sutil, algumas das influências futuras em artistas como Muslimgauze. O sentimento estranho no cerne do Cabaret Voltaire permanece, no entanto, forte e estranho como sempre. Western Mantra tem o trio básico, mais convidados na percussão e fitas de som achadas, fazendo algo muito mais ousado. Um loop vocal fortemente tratado, sustentado por um sutil zumbido do teclado, inicia a música, intercalado com samples de música pop árabe e israelense e vários sons de sinos, aumentam a sensação envolvente e marcante da faixa e do lançamento como um todo.

 

Comentários