Suede - Head Music - 3 de maio de 1999
Álbuns / Singles
Publicado em 03/05/2024

No dia 3 de maio de 1999 era lançado Head Music, quarto álbum da banda Suede. Você confere as faixas do Suede na programação da FWR.

Coming Up foi o retorno triunfante que Brett Anderson e companhia esperavam e foi um disco formidável, mas sugeriu que Suede havia começado a atingir os limites das ideias de produção de Ed Buller. O próprio fato de sua sequência ter sido produzida por Steve Osborne, o homem por trás dos LPs clássicos de New Order e Happy Mondays, sugeria que eles estavam voltando às tendências obscuras de seus dois primeiros álbuns.

Trabalhar com Osborne adicionou alguns elementos de música eletrônica ao som característico do Suede, mas estes se manifestam principalmente na forma de sintetizadores analógicos borbulhantes e baterias eletrônicas tradicionais. Essencialmente, eles são apenas uma fachada, já que as próprias canções são extensões do flash glam de Coming Up. Enquanto isso dificilmente se qualifica como uma progressão artística, mas isso não quer dizer que trata-se de um álbum ruim, e eles nunca soaram tão inconscientes quanto aqui.

Suede até fica completamente bobo às vezes, sejam os trocadilhos da faixa-título ou o pisão ridiculamente inebriante de Elephant Man. É difícil esquecer o início do Suede, a psicodélica Indian Springs chega perto de capturar a sensação, mas é brilhante, não ameaçadora, e as baladas são bonitas, não majestosas, mas mesmo nesta encarnação simplificada, ninguém faz esse tipo de trash pop tão sedutor quanto Suede. Ninguém consegue produzir um single tão emocionante como Electricity, ninguém consegue produzir hinos de sexo e drogas tão eletrizantes como Can't Get Enough ou desmaiar tão atraente quanto She's in Fashion. No final das contas, ninguém faz o som da vulgaridade barata ser tão atraente.

 

Comentários