Duran Duran - Rio - 10 de maio de 1982
Álbuns / Singles
Publicado em 10/05/2024

No dia 10 de maio de 1982 era lançado Rio, segundo álbum do Duran Duran. Você confere as faixas do Duran Duran na programação da FWR.

De sua capa, feita pelo artista Patrick Nagel, aos cortes de cabelo e design geral, e principalmente à música, Rio é o mais representativo dos anos 80 no que ele tem de melhor. O ponto alto do Duran Duran original, e provavelmente da banda como um todo, sua fusão de estilo e substância garante que mesmo duas décadas após seu lançamento ele permaneça tão audível e dançante como sempre.

O quinteto integra seu som quase perfeitamente por toda parte, a seção rítmica de John e Roger Taylor fornecendo propulsão motriz e ritmo sutil. Para este último, considere o balanço exuberante e semitropical de Save a Prayer ou o final paranoico com The Chauffeur, um descendente do igualmente comovente groover sombrio do Roxy Music, The Bogus Man. Os riffs musculosos de Andy Taylor fornecem um rock perfeito, a lavagem de sintetizadores de Rhodes adiciona um brilho perfeito e Le Bon complementa com letras às vezes excessivamente enigmáticas que ainda soam bem no contexto, cortesia de sua forte entrega.

Os dois maiores sucessos de Rio abriram as portas na América para o crossover new romantic/synth rock. Hungry Like the Wolf mesclou um groove forte de guitarra com produção eletrônica e uma série de ganchos instantâneos, enquanto a faixa-título era ainda mais hilária, com uma ótima pausa para o sax do convidado Andy Hamilton adicionando à atmosfera crescente. Músicas menos conhecidas como Lonely in Your Nightmare e Last Chance on the Stairway ainda trazem emoções pop em abundância, enquanto Hold Back the Rain é o hit dorminhoco de Rio, uma explosão revigorante de feedback e teclados. Do início ao fim, um grande álbum que sobreviveu à sua época.

Comentários