Em maio de 1989 era lançado Psychonaut, single do Fields of the Nephilim. Você confere essa e outras faixas do The Fields of the Nephilim na programação da FWR.
Psychonaut atingiu o número 35 na UK Singles Chart, a faixa de dez minutos indicou uma ligeira mudança para a banda em direção a um som mais experimental e intenso.
Como um teaser para o álbum Elizium, o Nephilim lançou este single autônomo, sem dúvida a maior conquista da banda em estúdio. Em vez de disparar outro arranjo de grupo completo, na primeira versão da faixa-título (com o subtítulo "Lib. IIII"), os cinco inicialmente usaram teclados, criando uma onda de sons e texturas de órgão arrepiantes e sepulcrais tão assustadores e atmosféricos como seu trabalho regular. Um pouco de guitarra foi usada na primeira parte da música, mas por outro lado, o produtor Buchanan e os Nephilim introduzem elementos de percussão dramáticos, sinos dobrando, mudanças repentinas, enquanto McCoy evoca letras pagãs apropriadamente, pegando emprestado um pouco de H.P. Lovecraft conforme necessário. Quando a banda começa a tocar no final, tudo fica muito mais poderoso como resultado.
As outras duas faixas são Psychonaut Lib. II, uma edição da versão mais longa focando mais na performance regular da banda, e Celebrate (Second Seal), que adiciona alguns teclados extras à faixa do álbum The Nephilim e inclui uma atmosfera mais taciturna e percussão no final.
O design de arte impressionantemente bonito, imagens de um texto azul gasto com estranhas cartas astrológicas e palavras, completam o efeito.