No dia 13 de maio de 1983 foi lançado Hand in Glove, single da banda The Smiths. Você confere essa e outras faixas do The Smiths na programação da FWR.
Foi lançado como o primeiro single da banda em maio de 1983 pela gravadora independente Rough Trade. Ele alcançou a posição nº 3 na UK Indie Chart, mas não chegou ao top 75 da UK Singles Chart. Uma versão remixada da música foi apresentada no álbum de estreia da banda, The Smiths, em 1984. Naquele mesmo ano, uma versão cover gravada pela cantora Sandie Shaw apresentando os integrantes do Smiths, Marr, Andy Rourke e Mike Joyce como músicos de apoio alcançou a 27ª posição no campeonato o UK Singles Chart.
A estonteante e surpreendente estreia dos Smiths confirmou que desde o início eles eram uma banda que queria perturbar o rock&roll tanto quanto o abraçaram. Uma tensão tão estranha, mas fundamental, pode ser resumida como a diferença entre a inspirada fusão de acordes musicais de Johnny Marr, tudo desde folk inglês a glam stomp e energia punk, e a explosão perturbadora de Morrissey. Hand in Glove desenhou linhas de batalha desde o início, e fez isso com o verdadeiro estilo e habilidade intactos. A música cintilante, contando com a dobragem cuidadosa de Marr de guitarras acústicas e elétricas, ganhou ainda mais peso educado com o trabalho rítmico simples, mas eficaz, do baixista Andy Rourke e do baterista Mike Joyce. Este último brilhou especialmente, adicionando uma pancada forte ao processo com o mais simples dos golpes. Morrissey, por sua vez, se apropriou de tudo isso para entregar sua letra ferida sobre a busca do amor em algum lugar, sob o olhar odioso da sociedade, cantada em sua voz imediatamente identificável, tensa e atormentada, procurando desesperadamente por respostas e não as encontrando.