No dia 28 de maio de 1991 era lançado Gish, primeiro álbum de estúdio da banda The Smashing Pumpkins. Você confere as faixas do The Smashing Pumpkins na programação da FWR.
Chegando vários meses antes de Nevermind do Nirvana, o álbum de estreia do Smashing Pumpkins, que também foi produzido por Butch Vig, foi a primeira foto da revolução alternativa que transformou a paisagem do rock dos anos 90. Enquanto o Nirvana era uma banda punk, os Smashing Pumpkins e o guitarrista/vocalista Billy Corgan são roqueiros de arena, cooptando seus riffs metálicos e estruturas musicais de rock épico com confissões líricas autoabsorventes. Corgan tem o dom para arranjos. Como Brian May e Jimmy Page, ele sabe como sobrepor guitarras para o efeito máximo, seja no ritmo acelerado e sub-Sabbath de I Am One ou nas superfícies pop psicodélicas e cintilantes de Rhinoceros. Momentos musicais como esses, bem como a apressada Siva e a folky Daydream, que apresenta D'Arcy nos vocais principais, demonstram o potencial do Smashing Pumpkins.
O líder da banda Billy Corgan descreveu Gish como um "álbum muito espiritual" e "um álbum sobre ascensão espiritual". Apesar de inicialmente atingir o número 195 na Billboard 200 após seu lançamento, Gish recebeu críticas positivas dos críticos e foi certificado de platina (um milhão de cópias enviadas) pela RIAA.