Nick Cave and the Bad Seeds - The Firstborn Is Dead - 3 de junho de 1985
Álbuns / Singles
Publicado em 03/06/2024

No dia 3 de junho de 1985 era lançado The Firstborn Is Dead, segundo álbum do Nick Cave and the Bad Seeds. Você confere as faixas do Nick Cave and the Bad Seeds na programação da FWR.

O blues há muito tem sido uma tendência potente na música do The Birthday Party, então não foi tão surpreendente que Nick Cave abraçasse o som e o sentimento do blues rural em seu segundo álbum com os Bad Seeds. O que foi surpreendente foi como Cave e seus companheiros de banda, Barry Adamson, Mick Harvey e Blixa Bargeld, foram capazes de absorver e honrar as influências de artistas como Skip James e Charley Patton enquanto criavam um som que era inconfundivelmente deles. As obsessões temperamentais do blues, trens, inundações, prisão, pecado, medo e morte, pareciam feitas sob encomenda para Cave, e ele foi capaz de explorar a iconografia doomy dessa música com uma poderosa força emocional; em Tupelo, ele faz um épico arrebatador e perturbador da noite chuvosa em que Elvis Presley nasceu, e Knocking on Joe é um conto da vida na turma de trabalho que comunica a dor do espírito tão claramente quanto o dor do corpo. Além disso, o blues ajudou a transformar a música de Cave, bem como suas letras; o golpe sônico brutal do The Birthday Party aqui deu lugar a uma abordagem mais sutil e dinâmica que ainda fazia uso efetivo da dissonância e do ruído da guitarra elétrica, ao mesmo tempo que provava o equilíbrio entre alto e suave apenas tornava cada lado mais profundo e ressonante.

The Firstborn Is Dead provou que o paladar musical de Nick Cave era significativamente mais amplo do que seu álbum de estreia sugeria e apontava um caminho (canalizando os sons e emoções da música de raiz americana) ao qual ele retornaria em muitos de seus álbuns que se seguiram.

 

Comentários