Em junho de 1989 era lançado Counterfeit e.p, primeira gravação solo de Martin L. Gore, o principal compositor do Depeche Mode. Você confere as faixas de Martin Gore na programação da FWR.
Embora Martin Gore tenha escrito quase todas as músicas do catálogo do Depeche Mode desde o segundo álbum da banda, A Broken Frame de 1982, seu primeiro trabalho solo é um EP de covers. A faixa de abertura do Counterfeit, uma versão de Compulsión de Joe Crow, é uma confecção mais animada que não soaria tão deslocada em Speak and Spell de 1981, mas ele retarda as coisas para o restante do álbum, que inclui material previamente gravado por Sparks (Never Turn Your Back on Mother Earth) e os Comsat Angels (Gone).
A voz de Gore é ouvida apenas em em algumas músicas do Depeche como A Question of Lust e People Are People, mas ele possui um tenor doce com mais alcance do que o vocalista do Depeche Mode, David Gahan. Apesar da grande variedade de fontes (a tradicional Motherless Child é a cover mais surpreendente aqui), Gore foi capaz de injetar sua personalidade nas músicas, que muitas vezes são excelentes versões. Counterfeit é obrigatório para os fãs do Depeche Mode, uma vez que permite que o verdadeiro cérebro criativo da banda dê um passo à frente para uma mudança.
Counterfeit foi gravado durante um hiato da banda após a gravação e turnê do álbum Music for the Masses; o colega de banda Alan Wilder também gravou e lançou Hydrology sob o pseudônimo de Recoil durante este período.
Mesmo que o comunicado tenha as letras "e.p." em seu título, a Mute Records atribuiu a ele um número de catálogo de álbum (STUMM67). A palavra alemã para "mute" é stumm. Na França e na Alemanha, um single promocional de In a Manner of Speaking foi lançado.