No dia 3 de abril de 1995 era lançado Tindersticks, segundo álbum da banda Tindersticks. Você confere as faixas do Tindersticks na programação da FWR.
É frequentemente referido como o segundo álbum dos Tindersticks para diferenciá-lo do primeiro álbum da banda, também chamado de Tindersticks. Chegou a número 13 na parada de álbuns do Reino Unido.
O segundo LP duplo consecutivo e homônimo do Tindersticks refina a abordagem de seu debut; embora tão ambicioso e aventureiro, ele atinge um equilíbrio musical ainda maior, estendendo-se em estruturas composicionais luxuosamente longas e arranjos mais intrincados. Enquanto as canções de Stuart Staples permanecem tão obsessivas e assombradas como antes, ele afasta seus demônios com acessos de humor negro (a narrativa My Sister) e uma perspectiva mais terna; da mesma forma, embora seus vocais fúnebres permaneçam o foco, há uma nova dependência de passagens instrumentais estendidas e até mesmo um par de duetos (a faixa central, Traveling Light, uma bela colaboração com Carla Torgerson dos Walkabouts). Outro triunfo incrível de humor e atmosfera.
A banda escolheu o Conny's Studios em Colônia para a gravação do álbum após uma recomendação de Blixa Bargeld, quando os Tindersticks abriram os shows para o Nick Cave and the Bad Seeds em sua turnê pelo Reino Unido em 1993.